Created with Snap
Tipos de carros: conheça o modelo ideal para cada personalidade! - Blog Unidas Alguel de Carros

Tipos de carros: conheça o modelo ideal para cada personalidade!

Existem diferentes tipos de carros e entre eles distintos modelos. E o carro que você possui pode mostrar parte do seu estilo de vida e da maneira como você se comporta.

Por isso, a escolha do seu carro pode mostrar características pessoais suas e ser uma das primeiras impressões de seus relacionamentos pessoais ou profissionais. Para saber o modelo ideal para cada personalidade, leia este artigo até o final!

Tipos de carro de acordo com suas categorias

Entre os vários tipos de carro, existem diversas categorias em que um automóvel pode se enquadrar. Neste conteúdo vamos falar sobre as 4 principais, confira!

1. Sedan

Toyota Corolla

Essa categoria já foi a principal utilizada e investida pelas montadoras. Atualmente, os utilitários esportivos, também conhecidos como SUVs, já a ultrapassaram. Seus principais benefícios são o conforto e versatilidade, sendo bastante úteis tanto para solteiros quanto para famílias.

Dessa forma, os proprietários desses carros podem ser várias personas, tendendo mais a serem famílias, muito por causa de seus porta-malas, que são mais espaçosos.

2. Hatch

Vários tipos de carros possuem a versão sedan, que foi comentada anteriormente, e também a versão hatch, que é mais enxuta, sendo utilizada principalmente por pessoas solteiras ou que possuem pequenas famílias.

Por serem versões mais compactas, costumam também ser mais baratas, no entanto, também possuem versões um pouco maiores, que podem acabar tornando-os mais caros.

3. Picape

A picape é muito comum no transporte de cargas no Brasil, já que um dos principais modais do país é o rodoviário. Dessa forma, ela é utilizada bastante para fretes, pequenas mudanças ou para carregar materiais, sendo frequentemente adquiridas por profissionais ou empresas desses ramos.

Além de seu uso profissional, devido ao seu espaço no bagageiro, muitas pessoas jovens e solteiras costumam utilizar veículos dessa categoria. Um de seus pontos negativos está relacionado ao espaço de passageiros, mas existem modelos com mais cabines, atualmente.

4. Utilitário Esportivo (SUV)

Jeep Commander

Os veículos utilitários esportivos estão em alta há alguns anos, sendo bastante comuns nos comerciais de televisão e um dos tipos de carros mais anunciados pelas montadoras e revendedoras de automóveis.

Leia também:  Chevrolet Onix Plus Turbo: um dos carros mais amados do Brasil!

Eles são comumente utilizados por famílias, principalmente devido sua robustez. Entre os principais pontos negativos estão o espaço para os passageiros e seus porta-malas, que nem sempre são do tamanho esperado para esse tipo de veículo.

Estilos de carros de acordo com suas cores

Segundo uma pesquisa feita pelo site da Inglaterra Flexed.co.uk, as distintas cores dos veículos podem demonstrar bastante a personalidade de uma pessoa, confira!

  • Carros pretos: a cor preta geralmente é utilizada para demonstrar poder, dessa forma, ela é muito comum entre executivos;
  • Carros brancos: a cor branca é bastante relacionada a carros de pessoas que querem possuir as novidades do momento ou de um automóvel que é utilizado para a família;
  • Carros vermelhos: tendem a ser utilizados por motoristas extrovertidos ou extrovertidas, que querem ser vistos no trânsito. Não é à toa que a Ferrari é vermelha;
  • Carros azuis: geralmente utilizados por pessoas que são felizes e confiantes;
  • Carros pratas: os motoristas desses automóveis costumam ser maduros e confiantes, se envolvendo menos em acidentes e brigas de trânsito;
  • Carros marrons: seus proprietários são calmos e introvertidos;
  • Carros verdes: estão relacionados a motoristas “rebeldes”, e são bastante raros aqui no Brasil.

Agora que você já conhece os principais tipos de carros e como eles estão relacionadas com as principais cores, vamos dar algumas dicas de como escolher o melhor de acordo com a sua necessidade.

Dicas de como escolher o melhor veículo entre os vários tipos de carro

Confira abaixo as 6 principais dicas de como escolher o melhor tipo de carro para você.

1. Leve em consideração seu orçamento

Um dos principais pontos na escolha do tipo de carro adequado para você está relacionado ao orçamento que disponível para a compra. O ideal é que você não se endivide muito ou que planeje o financiamento, caso escolha essa forma de aquisição.

Para isso, o ideal é que você organize suas finanças e faça projeções financeiras do quanto pode dar de entrada e quanto pode financiar, e também se vale a pena investir o dinheiro para, no futuro, comprar à vista.

Leia também:  7 carros off road que vão deixar sua viagem mais confortável

Por fim, outra modalidade possível é a de carro por assinatura, sobre a qual falaremos mais no fim deste conteúdo e que está bastante em alta no Brasil e no mundo.

2. Preveja sua rotina de uso

Entenda qual é o objetivo de ter o carro e quantas vezes você vai utilizá-lo, além de quantos quilômetros, em média, ele vai percorrer. Tudo isso vai fazer você entender melhor qual é o verdadeiro custo desse automóvel, já que você deverá gastar ao longo do tempo com manutenções, combustível, seguro, entre outros.

Dessa forma, se o uso for esporádico ou o foco for andar na cidade, um modelo de carro muito grande, como um SUV, pode acabar não fazendo tanto sentido. Já se o objetivo for realizar o transporte de cargas, provavelmente o modelo mais adequado será uma picape.

Por fim, caso você utilize ele para viagens, é interessante pensar em carros confortáveis para viajar. Nestes momentos de viagem, também é importante entender o que nunca pode faltar no seu carro.

3. Avalie novos e seminovos

Não se atente apenas a veículos zero quilômetros. Você pode buscar opções de seminovos, que podem estar bem conservados e com pouco uso. Essa é uma escolha muito mais barata e que cabe dentro do seu orçamento.

Dessa forma, leve em consideração esses dois tipos de aquisição, além de entender se vale a pena fazer uma assinatura de carro por aluguel.

4. Faça o test drive

Independentemente do modelo e da forma de aquisição, peça para realizar um test drive e verifique o carro antes de fechar negócio, para garantir que não há nenhum problema escondido que depois pode trazer maiores problemas para você.

Além disso, essa é a hora de avaliar questões como comodidade, segurança do veículo, pedais, visibilidade, modelo do banco, modelo da direção e uma série de outros fatores.

5. Revise a documentação

Garanta que a documentação esteja correta. Para isso, acesse o site do Detran utilizando o Renavam do carro e pesquise se existem multas ou quaisquer outras pendências, caso você deseje comprar um veículo usado.

Leia também:  Sua aventura está garantida com o Jeep Renegade Longitude Flex!

6. Considere a compra de um modelo por assinatura

O Livre possui um modelo de negócio que está cada vez mais em alta no mundo: o de assinaturas de carros. Dessa forma, você pode escolher entre os diversos tipos de carros e fazer uma assinatura daquele que faz mais sentido para você, pagando mensalmente.

Confira os modelos disponíveis para assinatura no Livre e escolha já o seu próximo carro por assinatura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: