Created with Snap
Revisão do carro: saiba quais os principais itens para conferir! - Blog Unidas Alguel de Carros

Revisão do carro: saiba quais os principais itens para conferir!

A revisão do carro é importante para que a manutenção do veículo seja feita periodicamente e para que custos elevados sejam evitados, como a troca de peças ou a perda do motor. Contudo, a revisão do carro se faz necessária, também, para quem vai viajar ou pretende vender o veículo. Todos esses motivos comprovam a importância de revisar o automóvel.

No entanto, muitos motoristas ainda não entendem a importância dessa prática ou não sabem, com certeza, quais são os itens principais para conferir durante uma revisão. Se esse é o seu caso, não se preocupe: preparamos este artigo para que tudo fique bem claro. Não deixe de conferir!

Importância da revisão do carro periodicamente

A revisão do carro é uma atividade que deve ser feita de maneira periódica para que todo o funcionamento do veículo esteja em perfeito estado. Afinal, a revisão funciona como uma bateria de exames para verificar se o carro está em pleno funcionamento.

Contar com a revisão em dia é fundamental para garantir a valorização do veículo, já que o estado de conservação do automóvel é um fator decisivo para a depreciação ou não do carro. Além disso, para quem deseja vender o veículo, contar com um bem em perfeito estado, bom motor e parte externa preservada ajuda muito a conquistar os compradores e a alcançar valores mais vantajosos nesse mercado competitivo.

Revisão do carro: saiba quais os principais itens para conferir!

Quem costuma fazer a revisão do carro também tende a ter menos despesas. Isso porque possíveis danos ao veículo podem ser afastados, evitando que uma mazela mais grave ocorra, o que pode acarretar investimentos mais elevados para a manutenção ou o conserto do automóvel.

Outro fator que exige que os condutores façam uma revisão, seja ela periódica ou esporádica, é quando uma viagem com o carro próprio é programada. Nessas ocasiões, especialmente, é preciso que o carro esteja em bom estado e em pleno funcionamento. Caso contrário, algum problema técnico no automóvel pode comprometer a viagem, demandar recursos não previstos ou até mesmo causar acidentes.

O que deve ser visto na revisão do carro

Para quem deseja garantir a integridade do carro e evitar que alguma das situações apresentadas anteriormente aconteçam, é preciso contar com uma boa revisão do veículo. Portanto, separamos alguns dos principais aspectos para considerar nesse momento. Confira a seguir!

Leia também:  Os melhores carros para assinar: confira 5 opções incríveis!

Óleo e fluidos

O óleo deve ser conferido com atenção. Em casos de deslocamentos mais longos, como em viagens, é preciso conferir a data da troca de óleo. Caso esteja próxima, é interessante garantir a troca antes da viagem. Outros fluidos também devem se checados, como o fluido da direção hidráulica e dos freios.

Pneus

Para ter certeza de que o carro estará em perfeito funcionamento, os pneus devem ser avaliados constantemente. Para tanto, é necessário verificar o padrão e o desgaste desses itens. Dependendo da avaliação, será preciso fazer um alinhamento, troca de borracha ou calibrá-los, de acordo com cada necessidade. Pode acontecer, também, de se constatar a necessidade de trocar os pneus.

Alinhamento e balanceamento

Um item de grande importância é a verificação da direção do carro. A maneira como o veículo se comporta em um deslocamento e em movimento pode indicar que as rodas estão desalinhadas. Isso é comumente percebido quando o veículo está “puxando” para um determinado lado. Nesse caso, é preciso fazer o alinhamento.

Já o balanceamento é necessário quando o carro começa a trepidar ou tremer, ao atingir uma velocidade superior a 80km/h. Um balanceamento irregular pode ocasionar o descontrole do carro e comprometer a estabilidade do automóvel.

Suspensão

A suspensão do veículo pode desestabilizar todo o carro. Logo, quando a suspensão estiver fazendo barulhos ou ruídos estranhos, é hora de fazer a revisão. Algumas vezes será preciso avaliar a troca de determinadas peças mais complexas. Em outros casos, peças mais simples, como as buchas, são a solução para que os barulhos desapareçam e a segurança do carro seja mantida.

Lâmpadas

As lâmpadas do carro são itens fundamentais de segurança. Afinal, são elas que garantirão a visibilidade do condutor em momentos de baixa luminosidade. Além disso, são as responsáveis pela comunicação entre motoristas de uma mesma pista. Portanto, é preciso verificar se todas as lâmpadas do carro estão em perfeito estado. Vale lembrar que lâmpadas queimadas geram multas e pontos na carteira.

Filtro de ar

O filtro de ar é o responsável por manter a qualidade do ar e reter as impurezas que adentram o motor. É um indicativo da qualidade e ajuda na verificação do motor. Portanto, é uma peça que deve ser verificada nas revisões e funciona como um indicativo do desempenho do veículo.

Leia também:  Descubra como fazer o cálculo de depreciação do veículo

Como o Livre pode ajudar

Para quem procura um veículo 0 km, o Livre disponibiliza algumas soluções interessantes. Existem muitas possibilidades para todos os gostos e necessidades.

O carro por assinatura Livre é uma dessas soluções que permitem que um condutor tenha um carro 0 km, com a cobrança de uma mensalidade acessível para todos os bolsos. Existe também a possibilidade de assinatura por franquias, com prazos de uso do veículo por até 48 meses, em que o consumidor decide a quilometragem que será utilizada por mês. As soluções têm como meta livrar os motoristas de altos investimentos para a aquisição de um carro próprio e garantir o conforto e a praticidade na locomoção do dia a dia.

A revisão do carro é fundamental para garantir o bom funcionamento do veículo, para fazer a manutenção antes da venda do automóvel ou para realizar uma viagem de carro. As peças revisadas durante o procedimento garantem que o veículo continue em perfeito estado, conferem maior segurança aos condutores e ainda evitam que multas e sanções sejam atribuídas ao dono do automóvel. Os principais itens apresentados neste artigo devem ser periodicamente revisados para que o veículo continue com o seu desempenho máximo.

E então, ainda restou alguma dúvida sobre o assunto ou gostaria de saber mais sobre o Livre? Conheça a nossa Central de Ajuda com as principais dúvidas respondidas com todos os detalhes para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: