Created with Snap
Como funciona a lavagem de carro a seco? Entenda - Blog Unidas Alguel de Carros

Como funciona a lavagem de carro a seco? Entenda

A lavagem de carro a seco está cada vez mais comum, principalmente por conta da escassez hídrica pela qual o Brasil está passando. Ademais, ela é uma opção que não prejudica o meio ambiente, além de ser bastante efetiva e possuir várias vantagens.

Por exemplo, a lavagem convencional de um automóvel pode gastar cerca de 500 litros de água, enquanto a lavagem a seco utiliza menos de 1 litro. Além disso, ela pode ser feita em casa, e assim você consegue economizar tempo e dinheiro. Para saber mais, continue a leitura!

Como funciona a lavagem a seco?

Existem diversos produtos que você pode utilizar para fazer a lavagem a seco em seu carro. O principal ponto de atenção aqui está relacionado à certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que vai dar mais garantias para que o produto não cause danos ao automóvel.

Grande parte dos produtos são chamados de lavagem e possuem como principal característica a adição de cera. Ela funciona como lubrificante e evita o atrito entre as partículas de sujeira presentes no carro e o pano que você vai utilizar para realizar a lavagem a seco.

Em alguns casos, o produto para a lavagem a seco no carro deve ser misturado com água. Para saber a proporção ideal dessa mistura, você deve consultar as indicações do item que adquiriu, mas geralmente há uma variação entre 350 ml e 500 ml.

Quais as etapas da lavagem de carro a seco ?

Abaixo, confira as etapas que você deve seguir para realizar corretamente a lavagem de carro a seco:

  1. você deve retirar a sujeira que está presente no veículo utilizando o borrifador, aplicando o produto diretamente no automóvel, conforme a indicação do fabricante;
  2. após, o ideal é utilizar um pano de microfibra para remover a camada do produto que está em contato com a sujeira, fazendo movimentos em apenas um sentido específico, horizontal ou vertical;
  3. por fim, você pode dobrar o pano e continuar fazendo isso até utilizar todos os lados dele. O ideal é que você não utilize a mesma parte seguidamente, pois isso pode riscar a pintura.
Leia também:  4 formas de evitar desgastes físicos ao dirigir um carro

Quais os materiais utilizados para a lavagem a seco e quanto ela custa?

Como funciona a lavagem de carro a seco? Entenda

Existem empresas especializadas em realizar a lavagem a seco de carros, mas, como vimos, você também pode fazer a limpeza sozinho, caso tome os cuidados necessários abordados neste conteúdo. Os principais materiais utilizados são:

  • o produto químico que vai realizar a limpeza do carro;
  • água, que geralmente é misturada com o produto;
  • pano de microfibra, preferencialmente, ou uma flanela macia.

Em relação ao valor da lavagem a seco, ele depende muito da região em que você está, da empresa que está contratando e do tipo de produto que ela utiliza, além da quantidade de profissionais que vão realizar esse procedimento no seu carro.

No entanto, a média de valor, geralmente, é de R$ 40,00 a R$ 50,00, e esse procedimento costuma durar entre 40 e 90 minutos, a depender da quantidade de pessoas que vão trabalhar no seu automóvel.

O ideal é que você terceirize esse serviço se não for tão cuidadoso ou não quiser ter tanto trabalho. Isso também é interessante caso queira fazer o aluguel anual de carro ou possua um carro por assinatura, para garantir que não haverá nenhum problema ao final da contratação.

Quais as vantagens da lavagem a seco no carro?

Abaixo, vamos listar as principais vantagens da lavagem a seco. Confira!

A lavagem dura mais tempo

Quando a lavagem a seco no carro é bem-feita e realizada da maneira ideal, ele fica limpo por mais tempo. Isso porque o produto que é utilizado nesse tipo de lavagem possui propriedades que vão preservar a limpeza. Dessa forma, além de gastar menos tempo e dinheiro, você vai poder lavar o carro com menos frequência.

O carro também fica limpo no seu interior

A lavagem a seco também pode ser feita na parte interna do carro. Por não necessitar de enxágue, não há nenhum risco em relação a danos no estofamento ou em outras peças do automóvel. Destaca-se que, como as pessoas podem passar várias horas do dia dentro do carro e com o ar-condicionado ligado, ele não deve estar sujo, ou prejudicará a saúde do motorista e dos passageiros, causando doenças devido ao acúmulo de microrganismos.

Leia também:  Carro por assinatura vale a pena? Saiba agora!

Economiza bastante água

Como falado no início deste conteúdo, a água utilizada na lavagem convencional pode chegar a 500 litros em apenas um carro. Por outro lado, quando você usa a lavagem a seco, vai gastar menos de 1 litro de água para realizar esse processo, o que é bom para o bolso e para o meio ambiente.

Preserva a pintura e a lataria do veículo

O produto utilizado, caso seja de boa qualidade, além de limpar o seu carro, vai oferecer uma proteção extra para a lataria. Afinal, em sua composição, ele também terá cera de carnaúba, que ajuda a proteger a pintura da poluição, deixando o veículo com a aparência de um carro novo.

Quais os cuidados essenciais com a lavagem a seco?

Agora, confira alguns pontos que merecem sua atenção ao optar por esse tipo de lavagem.

Não a realize em veículos que estão muitos sujos

A lavagem a seco não deve ser realizada em veículos com muita sujeira. Portanto, eles devem ser limpos de outras formas, geralmente da maneira convencional. Isso é necessário principalmente porque você vai aplicar muito produto, demorar bastante e correr sérios riscos em relação a danos na pintura do seu automóvel, devido à quantidade de sujeira presente nele.

Faça a limpeza conforme as indicações do fabricante

Usar a proporção correta entre água e produto, conforme o indicado pelo fabricante, é crucial para que não haja nenhum tipo de dano no seu carro. Por fim, garantir o uso de uma flanela macia ou de um pano microfibra, apenas em uma direção e de maneira leve, também é muito importante.

Caso você não siga todos os cuidados listados acima, pode danificar seu carro ao fazer esse tipo de limpeza. Portanto, seja cauteloso e, em caso de dúvidas, procure um profissional.

Entendeu como funciona a lavagem de carro a seco? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: