Created with Snap
Qual é a idade mínima para alugar carros? Descubra aqui! - Blog Unidas Alguel de Carros

Qual é a idade mínima para alugar carros? Descubra aqui!

A idade mínima para alugar carros é um tema que pode gerar certa confusão entre os motoristas, tanto os jovens quanto os mais experientes. Isso ocorre porque não existe uma legislação que estipule uma idade para a locação do veículo. Contudo, o condutor deve ter uma CNH habilitada pelo Detran, e para isso, é preciso ter no mínimo 18 anos de idade.

Com isso, nos deparamos com empresas que estipulam um período de experiência mínima como motorista e outras que determinam uma idade superior a 21 anos, por exemplo. Isso sem falar nos diferentes formatos do aluguel de carros, como o carro por assinatura, com diferentes regras e características do serviço. Portanto, é preciso entender mais sobre como funciona a locação ou a assinatura de veículos e qual a idade mínima para alugar carros.

Se você que saber mais sobre o assunto, continue a leitura, pois é sobre isso que vamos falar hoje. Acompanhe!

Qual a idade mínima para alugar carros?

Ao contrário do que muitas pessoas, principalmente o público jovem, pensam, a idade mínima para aluguel de carro pode variar de acordo com a empresa contratada. Na maioria dos casos e em muitos países, a idade mínima para esse aluguel é 21 anos de idade.

No entanto, existem algumas variações quanto à idade e à obrigatoriedade de comprovação de determinados documentos e pagamentos de taxas especiais.

De modo geral, a única obrigatoriedade por lei é que o condutor seja habilitado e, para isso, basta que seja maior de idade e tenha sido aprovado como condutor habilitado pelo Detran.

No entanto, cada locadora de veículos pode estabelecer as diretrizes para que o público jovem, maior de 18 anos e devidamente habilitado, tenha acesso ao aluguel de veículos. Por exemplo, algumas empresas permitem que o condutor com 18 anos alugue um carro, mas ele terá que cumprir com contratos mais elaborados e restritos, mediante algumas taxas e requisitos.

Já em outros casos, é imposto que o condutor tenha uma carteira de motorista permanente, excluindo a possibilidade de utilizar a carteira provisória. Logo, a idade mínima para essas situações é de 19 anos.

Leia também:  Carro por assinatura compensa? Veja os benefícios!

Qual a idade mínima para assinar carros?

Já nos casos dos carros por assinatura, a idade mínima é de 21 anos de idade, enquanto os condutores adicionais de cada assinatura só precisam possuir uma CNH válida, e podem guiar esses veículos a partir dos 18 anos.

O carro por assinatura é uma modalidade com muitas vantagens e características próprias que diferenciam esse formato do aluguel de carros.

idade mínima para alugar carros

Critérios para alugar um veículo

Como o acordo para definir a idade mínima para aluguel de carros é de responsabilidade da locadora e a legislação de trânsito determina apenas que os condutores devem ser maiores de 18 anos e devidamente habilitados pelo Detran, existem variações quanto à idade mínima e diferentes critérios.

Portanto, separamos alguns dos principais para alugar um veículo. Veja a seguir!

Pagamento de taxas

Dependendo da modalidade e da utilização do veículo, podem existir taxas extras. Contudo, quando falamos do público jovem, existe a chamada “Sobretaxa para Motorista Jovem”. Ela estipula uma taxa extra a ser acrescida ao valor diário do aluguel do veículo. Em muitos casos, o valor acrescido à diária do aluguel do carro é de R$ 25,00 por dia. Contudo, é importante lembrar que esse valor pode variar de acordo com cada empresa de aluguel de carros.

Apresentação de documentos comprobatórios

Independentemente das categorias e das idades para o aluguel do carro, é preciso contar com as documentações obrigatórias e comprovar que o locatário terá todas as condições de arcar com as despesas do aluguel, bem como com o cumprimento das obrigações estabelecidas no contrato entre as partes. A seguir, veja quais são os principais documentos que devem ser apresentados.

Carteira de habilitação válida

Nunca é demais falar o que parece óbvio, como o fato do condutor necessitar de uma CNH válida. Contudo, além disso, algumas locadoras estipulam um tempo mínimo de emissão do documento, que pode variar de 1 a 2 anos.

Ou seja, o motorista precisa contar com uma carteira válida e provar certa experiência no trânsito. Afinal, os condutores que já estão com carteira permanente há mais de um ano tendem a ter mais habilidade ao dirigir do que condutores que estão com a habilitação provisória. No entanto, algumas locadoras permitem que o aluguel do carro seja feito por condutores sem experiência, aqueles com CNH provisória.

Leia também:  Entenda a diferença entre assinatura de veículos e aluguel

Comprovante de residência

Como quesito básico, é solicitado um comprovante de residência para todos os condutores. Para o público mais jovem, que ainda não dispõem de um imóvel no seu nome, é possível utilizar o comprovante de terceiros, contanto que sejam parentes próximos. Esse critério parte do pressuposto de que é preciso contar com a identificação do motorista caso imprevistos aconteçam.

Cartão de crédito

O titular deve contar com um cartão de crédito pré-aprovado para que a locação do veículo seja feita com sucesso. Um dos motivos para isso é que será preciso, na maioria dos casos, deixar um valor bloqueado para o calção do aluguel.

Esse valor garante à locadora que tudo que foi combinado será cumprido. Caso contrário, a empresa pode reter o valor do calção para cobrir despesas e prejuízos decorrentes do uso do veículo. Mas não é preciso se preocupar, se tudo for cumprido como combinado, o valor do calção será desbloqueado após o término do contrato.

Como escolher o melhor veículo para locação?

Existem muitas maneiras de escolher o melhor veículo e, na maioria dos casos, isso é feito de acordo com o interesse e o desejo do locatário. Isso porque as frotas de veículos das grandes empresas de aluguel de carros contam com automóveis novos e com a manutenção em dia.

No entanto, para se certificar de que você está fazendo a escolha certa, busque por formas de pagamento e preços mais competitivos e preste muita atenção nas especificações do veículo. Alguns modelos oferecem maior conforto e comodidade, já outros são mais simples e compactos.

Um ponto que deve ser observado, independentemente da necessidade do motorista, é a vistoria do veículo antes da retirada na locadora. É nesse momento que ambas as partes verificam se os equipamentos de segurança estão em ordem, bem com as funcionalidades. Para isso, veja se:

  • o veículo está danificado;
  • os vidros estão em condições adequadas;
  • o veículo conta com os itens de segurança, como macaco, triângulo e estepe;
  • o automóvel está com as documentações em dia.
Leia também:  Chevrolet Onix Plus Turbo: um dos carros mais amados do Brasil!

Como vimos, a idade mínima para alugar carros varia de empresa para empresa. No entanto, é preciso garantir que, pelo menos, todos os critérios básicos, que dizem respeito a todas a locadoras, estejam em dia. Com isso, basta pesquisar qual das empresas de locação de veículos atende às suas necessidades. Portanto, tenha uma carteira de CHN válida, conte com um comprovante de residência e um cartão de crédito e busque pelas melhores soluções do mercado, como o Livre, o carro por assinatura mais completo do mercado.

Quer saber mais sobre o carro por assinatura Livre? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas sobre esse novo jeito de alugar um carro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: