Created with Snap
7 formas de ter economia de combustível em época de preços altos - Blog Unidas Alguel de Carros

7 formas de ter economia de combustível em época de preços altos

Não há como negar que a alta nos preços dos combustíveis está atingindo tudo e todos. Ela reflete em vários setores da economia, e nós, brasileiros, estamos sofrendo com isso. Considerando os aumentos anunciados no dia 10 de março, o preço da gasolina que sai da Petrobrás já acumula alta de 24,5% no ano de 2022.

Há vários motivos para todo esse aumento absurdo, como a cotação do dólar, influenciada pelos fatores políticos e econômicos gerados pela pandemia e tudo que ela provocou, sem mencionar o conflito entre Rússia e Ucrânia que vem deixando todo o mundo apreensivo.

No entanto, as pessoas continuam dependendo dos seus carros para se locomover e trabalhar — visto que os veículos têm sido, para muitos, um meio de sobrevivência.

Neste conteúdo, vamos dar dicas de como fazer economia de combustível e garantir que ela dure mais. Continue conosco e boa leitura!

1. Não estique as marchas na hora da troca

Para começar, a rotação do motor deve ser respeitada. Não vá além de suas possibilidades, pois, dessa forma, o consumo é prejudicado. Mantenha a troca de marcha nos limites das rotações recomendadas.

O ideal é andar nos padrões estabelecidos, que é quando a rotação atinge uma média entre 2.000 rpm e 2.500 rpm, que, na maioria dos veículos, é o momento certo de trocar a marcha e evitar muito esforço do motor e, consequentemente, maior gasto de combustível.

Sendo assim, essa já é uma medida que pode lhe render alguns ganhos em relação à gasolina. Portanto, evite esticar as marchas, mantendo uma velocidade o mais estável possível.

2. Realize manutenções preventivas

Se você quer que seu carro nunca te deixe na mão, seja por gasolina, seja por qualquer outro motivo, faça manutenções preventivas com regularidade. Elas são essenciais para manter todos os seus sistemas funcionando plenamente, além de garantir uma performance otimizada, evitando gastos exagerados com combustível.

Dessa forma, pode-se verificar está o desempenho do carro e observar questões menores, mas que, no geral, contam muito. Exemplo disso seria a substituição de velas, verificação da bateria e de outros sistemas que podem estar exigindo muito do motor e, consequentemente, contribuir com o gasto de combustível.

Leia também:  8 melhores dicas de como economizar combustível

Ou seja, o que importa é que o motorista mantenha o veículo com as revisões em dia e com tudo de acordo com o que é recomendado pelo manual do proprietário e pelos especialistas.

Podemos dar um exemplo bem corriqueiro de como uma boa manutenção pode evitar gastos maiores, como é o caso de um filtro de ar muito sujo e da necessidade de troca de velas. O desafio, porém, é o motorista se manter de acordo com as datas previstas de manutenção. Dessa forma, tudo fica ok!

Outro fator que precisa da atenção do motorista é quanto ao óleo e à sua má qualidade, ou mesmo que esteja vencido. Isso provoca um superaquecimento do motor, além de consumir muito mais combustível.

Por fim, é importante citar que as manutenções preventivas, no fim das contas, ficam bem mais baratas que as corretivas. Isso porque, quando o problema está prestes a surgir, fica mais simples contornar a questão. As corretivas, por sua vez, quando já há o diagnóstico, é mais complicado — em muitos casos a solução é a substituição de determinada peça que poderia ser mantida por mais tempo, se houvesse a devida manutenção.

3. Faça a calibragem semanal dos pneus

Você sabia que pneus murchos consomem mais combustível? Por isso, o motorista deve ficar atento a esse detalhe e programar-se para, pelo menos uma vez por semana, fazer a calibragem desses componentes do carro.

O fato é que o pneu murcho aumenta o atrito com a via urbana, exigindo maior desempenho do carro e, dessa forma, consome mais combustível. Lembrando, porém, que a calibragem nunca deve ser no máximo. Eles devem ser calibrados conforme a recomendação de fábrica. O enchimento em excesso pode provocar outro problema: o desgaste do componente.

Mas não se esqueça de que o alinhamento dos pneus também é de extrema importância, visto que esse procedimento garante um desgaste menor deles.

economia de combustível

4. Mantenha a velocidade constante

Manter uma constância na direção vai evitar a troca em excesso de marchas, o que, consequentemente, ajuda na economia de combustível. Mantendo a direção estável, contribui-se para o equilíbrio do motor e exige-se menor energia.

Leia também:  Confira 11 dicas de como arrumar a mala de viagem

Logicamente, não há como manter o carro na mesma velocidade em todo o trajeto, mas evitar muitas trocas de marchas durante o percurso já ajuda bastante.

5. Use menos o ar-condicionado 

A conexão interna que existe ao usar o ar-condicionado do carro, visto que ele recebe carga do motor, impacta diretamente no consumo de combustível. Sendo assim, só use em caso de necessidade, pelo menos, para fazer economia de gasolina.

Diante disso, em algumas circunstâncias, manter as janelas abertas, evitando o uso do ar, pode trazer mais economia. Contudo, avalie sempre o momento e a situação, priorizando sempre a segurança.

6. Evite o ponto morto

Alguns motoristas mais desavisados têm o hábito de usar a “banguela” na descida, ou seja, o carro no ponto morto. Isso, ao contrário do que se imagina, faz com que o motor injete o tempo todo combustível durante a descida, evitando, dessa forma, que o veículo morra e aumentando o seu consumo.

Outro hábito que contribui para o desgaste é acelerar o carro no ponto morto para esquentar. Isso desgasta as peças e aciona o motor, consumindo gasolina desnecessariamente.

7. Não acelere nem freie bruscamente

Outra sugestão importante é evitar atos bruscos na condução do veículo, como frear e acelerar bruscamente. Essas ações impactam no gasto de combustível, uma vez que aumentam de forma abrupta o giro do motor.

Como você conferiu neste conteúdo, são cuidados que podem interferir bastante na economia de combustível de seu carro e garantir menos gastos com esse item. Afinal, ela está interferindo também na inflação, e garantir formas de economia é muito importante neste momento de incertezas.

Gostou deste artigo? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as nossas publicações com artigos importantes sobre o universo automobilístico!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: