Created with Snap
4 formas de evitar desgastes físicos ao dirigir um carro - Blog Unidas Alguel de Carros

4 formas de evitar desgastes físicos ao dirigir um carro

Pegar o carro e ser livre para dirigir sem rumo pode ser algo legal de fazer nas férias. Porém, ficar muito tempo na estrada pode fazer mal. Isso porque a chance de ter desgastes físicos ao dirigir um carro é grande. Portanto, é preciso equilíbrio.

No post a seguir, descubra por que eles acontecem. Veja também como evitar os desgastes físicos com 4 dicas importantes e como preveni-los diariamente. Boa leitura!

Por que acontecem desgastes físicos ao dirigir um carro? 

Dirigir é uma atividade que exige certos movimentos repetitivos do corpo. Além disso, o fato de permanecermos sentados por um longo tempo também contribui para os desgastes físicos. Nesse caso, quanto mais uma pessoa realiza essa atividade, maior é a chance de ter desgastes, como no caso de caminhoneiros e motoristas de aplicativo.

Isso acontece porque nem sempre adotamos uma posição ergonômica em relação ao carro. Com isso, podem surgir diversos problemas, como:

  • alterações musculares;
  • sedentarismo;
  • lesões.

No caso das lesões, o encurtamento dos músculos da coxa é um exemplo, já que os joelhos ficam muito tempo dobrados. Já o sedentarismo pode ocorrer, principalmente, com quem trabalha dirigindo. Por fim, as lesões podem ocorrer em diferentes partes do corpo, como as hérnias de disco na coluna.

Sendo assim, é preciso cuidado. Afinal, uma das piores consequências dos desgastes físicos ao dirigir um carro é que, embora tenham tratamento, alguns, como as lesões na coluna, podem ser irreversíveis.

Como evitar os desgastes físicos na direção?

Uma das melhores formas de evitar problemas na direção é se prevenir. Sendo assim, é importante dirigir direito. Veja, a seguir, 4 dicas importantes!

1. Conte com equipamentos de conforto

Ao sentar no carro, é importante que o corpo esteja alinhado com o assento e o encosto. Nesse caso, é fundamental garantir um ajuste no banco, para que fique próximo aos 90°. Contudo, se você sentir que está reto demais, pode inclinar um pouco a posição para evitar a tensão nos músculos.

Leia também:  Os melhores carros para assinar: confira 5 opções incríveis!

Outra dica é adotar equipamentos de conforto. Isso porque, dependendo de sua altura, os ajustes podem não ser suficientes para uma boa postura ou até impedir uma boa visão. Sendo assim, é possível adotar almofadas de elevação e encosto de cabeça para tornar a direção melhor.

2. Atente-se à postura

Uma boa postura faz diferença, especialmente se você estiver em uma viagem longa. Sendo assim, uma das dicas principais é nunca dirigir com o corpo esticado demais, como no caso dos braços e das pernas. Isso porque, além de gerar tensão nos músculos, você pode atrapalhar sua visão.

Por exemplo, o volante deve ficar na posição “9h15”. Isso porque, além de enxergar todos os controles do painel, você garante maior conforto e também agilidade, na hora de fazer manobras. Da mesma forma, manter os pés apoiados no assoalho, não nos pedais, garante movimentos mais ágeis ao dirigir e mais conforto.

3. Faça alongamentos

Fazer alongamentos é uma forma de aliviar a tensão dos músculos e relaxar. Por isso, é importante realizá-los de tempos em tempos. Mas nesse caso, cuidado: enquanto você estiver dirigindo, não tente fazer nenhum movimento que possa comprometer sua segurança.

O ideal é parar em algum lugar do caminho, descer do carro e se esticar. Para isso, prefira algum posto se estiver na estrada, em vez do acostamento. Assim, além de mais seguro, você pode aproveitar o lugar para ir ao banheiro e comer para recuperar as forças e seguir dirigindo.

4. Ajuste os itens do carro

Para evitar que você fique se esticando ou se incomode, é muito importante ajustar corretamente os itens do carro. Isso significa, por exemplo, que o cinto de segurança deve passar pelo abdômen e peito, não pelo pescoço.

Já em relação ao volante, além da posição correta para as mãos, é preciso ajustá-lo de forma que não encoste nas coxas. Ou seja, deve ficar, pelo menos, a distância de um punho. Quanto aos retrovisores, também é importante que estejam nas posições corretas para você visualizá-los com facilidade.

Leia também:  Como ter mais qualidade de vida? Confira 7 dicas

desgastes físicos ao dirigir um carro

Como prevenir os desgastes físicos ao dirigir um carro? 

Agora que você conferiu as 4 dicas de como evitar os desgastes físicos ao dirigir um carro, também é importante conhecer o que pode fazer diariamente para evitá-los. Afinal, é melhor prevenir do que remediar problemas de saúde.

Dessa forma, além de dirigir bem, é importante manter o corpo saudável. Para isso, você pode investir em dois aspectos: exercícios físicos e boa alimentação.

No primeiro caso, os exercícios físicos são uma forma de evitar o sedentarismo e o excesso de peso, que podem ocorrer quando se fica muito tempo na direção. Além disso, eles ajudam a fortalecer os músculos que sustentam o corpo.

Sendo assim, é importante buscar realizá-los, de preferência, com indicação profissional. Afinal, fazer exercícios errados também pode gerar lesões. Portanto, caso você já sinta dores, por exemplo, na coluna, deve buscar primeiro um médico e depois investigar as práticas que pode fazer.

Por sua vez, o segundo aspecto tem a ver com o que você come. Nesse sentido, é importante ter uma alimentação bastante variada, para garantir que ocorra a ingestão de todos os nutrientes necessários, a fim de manter músculos e ossos funcionando bem.

Outra dica é ter cuidado com o que se come na estrada. Se você vai trabalhar o dia inteiro dirigindo ou vai viajar por um longo tempo, procure evitar alimentos gordurosos e com açúcar. Assim, é possível evitar o sono na estrada, além do excesso de peso.

Dirigir é algo tão natural que muita gente nem pensa em como se faz isso. Porém, agir no automático e não tomar certos cuidados é perigoso. Afinal, existe o risco de ter vários desgastes físicos ao dirigir um carro, principalmente para quem passa horas no volante. Sendo assim, além de boas práticas de alimentação e exercícios para prevenção, é muito importante seguir as dicas que passamos. Assim, você garante a segurança e conforto para chegar ao seu destino sem problemas.

Gostou do post? Conte nos comentários o que você costuma fazer para se cuidar enquanto dirige!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: