Created with Snap
Passo a passo: saiba como renovar CNH pela internet - Blog Unidas Alguel de Carros

Passo a passo: saiba como renovar CNH pela internet

Depois de receber a carteira de motorista, você só quer pegar o carro e sair por aí, certo? Porém, conforme os anos passam, vai chegando a hora de renovar a habilitação e é preciso ter atenção. Afinal, dirigir com o documento irregular pode trazer vários problemas. Felizmente, todo esse processo ficou bem mais fácil, e agora você pode renovar a sua CNH pela internet

Neste post, confira por que essa renovação é necessária e quando realizá-la. Veja também qual é o passo a passo e as vantagens de fazer tudo de forma digital. Além disso, saiba o que acontece quando você perde o prazo e dirige com o documento vencido. Boa leitura!

Renovação da CNH: por que é necessária e quando fazer?

Além de ter os documentos do carro em dia, a renovação da CNH é obrigatória para todas as pessoas que queiram dirigir de forma legal dentro do país. Isso porque, quando você a realiza de tempos em tempos, prova que ainda tem condições de dirigir com segurança, por exemplo, na questão dos reflexos, que tendem a diminuir com a idade.

Sendo assim, quando você recebe o documento, nele já consta a data de renovação. Contudo, para realizá-la, é preciso que a habilitação esteja regular, ou seja, não pode estar suspensa nem cassada. Outro fator é que ela não deve ter outro processo em andamento, como rebaixamento de categoria.

Quando é necessário renovar?

A Lei 14.071, de 13 de outubro de 2020, estabeleceu mudanças importantes em relação à renovação da CNH. Uma delas foi o prazo de quando a carteira deve ser renovada. Agora, seguem-se os seguintes critérios:

  • pessoas até 49 anos renovam a cada 10 anos;
  • pessoas de 50 a 70 anos renovam a cada 5 anos;
  • pessoas com mais de 70 anos renovam a cada 3 anos.

A burocracia continua?

Anteriormente, a renovação da CNH devia ser feita de forma presencial, pelo Poupatempo ou Detran do seu estado, mas com a pandemia, surgiu a possibilidade da renovação não presencial. Então, é possível optar tanto pela renovação física quanto on-line, retirando a carteira física no posto de atendimento ou recebendo-a em casa, mediante uma taxa de entrega. Outra possibilidade é acessá-la no aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

Leia também:  Descubra como fazer o cálculo de depreciação do veículo

Aliás, é importante lembrar que todo o processo digital é seguro e realizado pelos canais oficiais. Por isso, vale a pena saber como renovar CNH pela internet e obter algumas vantagens.

como renovar cnh pela internet

Como renovar CNH pela internet e quais as vantagens?

Saber como renovar CNH pela internet é importante. Afinal, em uma rotina agitada, sem contar com as vigentes medidas de segurança por causa da pandemia, o sistema on-line é vantajoso por ser seguro em relação aos dados e por evitar que você vá ao atendimento presencial.

Outra vantagem de aprender como renovar CNH pela internet é poder optar pelo pagamento digital, que pode ser processado mais rápido que um boleto e evita que você tenha que ir ao caixa eletrônico sacar valores.

Nesse sentido, é possível fazer pagamentos por formas variadas. Por exemplo, você pode ir a uma lotérica e, usando o CPF, solicitar o pagamento. Além disso, também há a opção de escolher um dos bancos credenciados e fazer o pagamento por aplicativo, caixa eletrônico ou internet, seguindo as especificações de cada canal e instituição.

Dessa forma, com o digital, você economiza muito mais tempo e pode acelerar a sua renovação da CNH, realizando apenas os exames de forma presencial. Outra vantagem é que você pode recebê-la em casa depois de alguns dias do documento ser aprovado. Portanto, para aproveitar essas vantagens, é só seguir um passo a passo simples:

  • acesse o site ou aplicativo do Detran ou Poupatempo do seu estado;
  • faça o cadastro de usuário ou o login, se você já tiver um acesso;
  • procure entre os serviços pela Renovação da CNH;
  • confirme seus dados pessoais e preencha as solicitações que forem requeridas;
  • agende uma data para realizar os exames médico, psicotécnico e toxicológico, caso este seja necessário;
  • pague e faça os exames na clínica em até 90 dias;
  • com os exames aprovados, pague a emissão da CNH. Se desejar o envio para sua casa, pague a taxa dos Correios;
  • receba o documento em casa em cerca de 7 dias úteis e faça o download da versão digital no aplicativo, em torno de 3 dias depois do pagamento da emissão.
Leia também:  Como ter mais qualidade de vida? Confira 7 dicas

Existem casos especiais?

Sim. No caso das categorias C, D e E, antes de fazer a solicitação de renovação, é preciso realizar o exame toxicológico obrigatoriamente, marcando-o em uma clínica credenciada pela Senatran e pagando-o diretamente no local. Já quem exerce atividade remunerada, também deve incluir o exame psicológico.

O que acontece se a CNH não for renovada a tempo?

Mediante o prazo estipulado no documento, fazer a renovação da CNH é um processo obrigatório. Nesse caso, a partir da data de vencimento, ela é válida por mais 30 dias. Nesse período, você deve dar entrada na renovação seguindo todos os procedimentos. Além disso, caso queira fazer o pedido antes de vencer, é possível solicitá-la somente até 30 dias antes do prazo normal.

Contudo, se o caso é estar com a carteira de habilitação vencida há mais de 30 dias, você pode ter sérios problemas. Isso porque conduzir um veículo nessa condição consta como infração gravíssima. Nesse caso, haverá multa de R$293,47 e sete pontos na carteira, além da retenção do documento e do veículo, até um condutor habilitado poder recuperá-los.

Dirigir com a carteira de habilitação vencida não é brincadeira. Afinal, pode gerar uma bela multa e vários problemas para você. Nesse caso, é preciso renová-la e ter atenção aos novos prazos. Para isso, vale a pena aprender como renovar CNH pela internet. Isso porque você poupa tempo, garante segurança da informação e evita aglomerações. Assim, só vai ter que realizar os exames físicos e seguir todo o processo de forma digital, recebendo seu documento novo em casa.

Gostou do post? Curta nossa página no Facebook e confira mais conteúdos como este!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: