Created with Snap
8 melhores dicas de como economizar combustível - Blog Unidas Alguel de Carros

8 melhores dicas de como economizar combustível

Muitos condutores estão querendo saber como economizar combustível. Não é à toa. Muitos fatores podem contribuir para isso, mas nenhum se compara com os constantes aumentos no preço do combustível. Por mais que os valores estejam altos, a boa notícia é que existem maneiras viáveis de reduzir o consumo e garantir maior economia.

Portanto, é fundamental conhecer a melhores dicas de como economizar combustível para evitar prejuízos financeiros que possam comprometer o orçamento previsto para o mês. É sobre isso que falaremos nas próximas linhas. Confira agora mesmo!

A importância de economizar combustível

Economizar combustível é uma necessidade que vem se tornando cada vez mais a realidade do brasileiro. Nos últimos anos, o aumento na gasolina e derivados tem tomado proporções que podem comprometer o orçamento de muitas pessoas.

Soma-se a isso algumas questões que podem incentivar a diminuição do consumo do combustível, como questões ambientais e urbanas. Seja qual for o motivo, saber como economizar combustível é uma alternativa para que o orçamento mensal esteja em dia e de acordo com o planejado.

Ainda assim, um dos principais motivos é o constante aumento que as bombas de gasolina vêm apresentando aos consumidores. Os preços elevados fazem com que seja cada vez mais difícil manter a rotina de uso do carro de maneira individual, fazendo com que seja necessário encontrar alternativas que viabilizem o uso do veículo e auxiliem na economia.

Você verá nas próximas linhas algumas das principais alternativas para economizar combustível. Vamos lá!

As melhores maneiras de economizar combustível

como economizar combustível

Para quem já se deu conta de que os preços elevados podem comprometer seriamente o orçamento mensal, buscar por alternativas que gerem maior economia é a opção mais indicada. Portanto, separamos algumas das opções mais viáveis e já testadas no mercado.

Afinal, a economia do combustível deve ser feita da forma correta para que o resultado final seja o esperado, sem surpresas ou prejuízos. Confira abaixo algumas das maneiras de garantir essa economia de modo seguro e eficiente. Acompanhe!

Leia também:  7 formas de ter economia de combustível em época de preços altos

1. Manter a rotação ideal

Principalmente dentro dos perímetros urbanos, onde a velocidade tende a se alterar rapidamente, é preciso manter o olho na rotação do veículo. Para a maioria dos carros, a rotação ideal que garante menos consumo de combustível é entre 2.000 e 2.500 rpm.

Essa unidade de medida serve, também, para guiar a troca de marcha, fazendo com que ela não seja sobrecarregada ou aconteça antes do momento certo. Claro, essa é uma dica para os carros manuais. Os carros automáticos tendem a fazer esse controle de maneira automatizada.

2. Cuidar dos pneus

Os pneus influenciam diretamente no consumo de combustível. Afinal, quando ocorre uma resistência de rolagem, é demandado mais esforço do motor, acarretando mais consumo. Portanto, é fundamental manter a calibragem indicada pelo fabricante do pneu e fazer a conferência dessa calibragem uma vez por semana.

3. Fazer a troca de óleo correta

O óleo lubrificante auxilia o motor a manter o desempenho esperado. É importante manter o óleo dentro das especificações do veículo, para evitar disparidade na temperatura e na viscosidade, fatores que podem comprometer o pleno funcionamento do motor. Também é essencial conferir quando é necessário fazer a troca do óleo, o que costuma acontecer entre 8.000 km e 10.000 km.

4. Realizar a revisão

Já é sabido que a revisão é uma das melhores alternativas para garantir o bom funcionamento do veículo, evitar desgastes e perdas desnecessárias. Com isso, garante-se que o veículo funcionará com desempenho máximo, o que resulta em maior economia de combustível.

Não existe um período certo para que as revisões sejam feitas. No entanto, existe a indicação de que a cada 10.000 km rodados seja realizada uma revisão completa do veículo.

5. Economizar no uso do ar-condicionado

Por mais que os modelos mais novos de carros sejam equipados com sistemas de climatização que demandam menos energia, esse ainda é um fator que pode elevar o consumo de combustível. Ainda que em algumas regiões seja praticamente impossível não utilizar o ar-condicionado, existem maneiras de reduzir esse consumo.

Leia também:  4 dicas de investimento para alcançar a independência financeira

Para que o consumo seja menor, é interessante priorizar temperaturas mais amenas. Afinal, quanto menor estiver a temperatura, mais esforço e combustível serão exigidos do veículo e maiores serão os gastos com gasolina e derivados.

6. Ficar atento à capacidade da carga útil

A maioria dos veículos foram projetados para carregar uma determinada carga útil. Essa carga inclui bagagens e passageiros em cada carro. Quando o veículo anda com sobrecarga, além de desgastar amortecedores, suspensões e freios, há o aumento do consumo de combustível. Portanto, sempre que possível, respeite o limite de carga do automóvel.

7. Ficar de olho no painel

O painel do veículo tem como uma de suas funções informar o condutor sobre o desempenho do automóvel. Portanto, é um erro ignorar essas informações. Problemas na central eletrônica costumam ser sinalizados nesse painel, informando ao condutor que algum erro está acontecendo na comunicação entre a central e o motor. Esse defeito faz com que o motor não funcione devidamente e demande mais combustível para continuar operando.

8. Buscar por soluções alternativas

Por mais que muitas dessas dicas ajudem o condutor a reduzir o consumo de combustível, algumas vezes essas soluções não são suficientes. Para quem não deseja mais se preocupar com manutenção e diversos outros custos, é possível utilizar um carro por assinatura.

Nesse caso, existem várias opções de assinatura com benefícios e vantagens que podem atender às mais diferentes necessidades. Com esse modelo, é possível contar com um carro 0 km, períodos diversos e franquias, bem como mensalidades com todos os benefícios incluídos.

Saber como economizar combustível deixou de ser uma opção e se tornou uma necessidade, ao menos para a maioria dos condutores. Portanto, é fundamental conhecer as possibilidades que proporcionam um menor consumo e mantêm o veículo no melhor estado de funcionamento. Algumas alternativas, como o carro por assinatura, também são viáveis e apresentam resultados satisfatórios.

E se você quer saber mais sobre este assunto, confira mais este artigo com todos os detalhes sobre o carro por assinatura para você tirar todas as suas dúvidas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: