Created with Snap
Veja como funciona a cobrança automática de pedágio - Blog Unidas Alguel de Carros

Veja como funciona a cobrança automática de pedágio

Quando saímos para viajar de carro, uma de nossas maiores preocupações é o pedágio. Afinal, em um longo trajeto, pode haver a cobrança de vários trechos, o que influencia diretamente no orçamento. Felizmente, para facilitar esse processo de pagamento, existe a cobrança automática de pedágio.

No post a seguir, confira o que é e como ela funciona. Veja também quais são as vantagens para você e como escolher a empresa ideal. Boa leitura!

Como funciona a cobrança automática de pedágio?

A cobrança automática do pedágio é um sistema criado para facilitar a vida do motorista e tornar o trânsito mais fluido. Usada em zonas urbanas ou rodovias, ela é um sistema fácil de aderir. A seguir, veja como funciona e pode ser aplicada em seu carro.

Contrate um plano

Existem várias empresas que vendem planos de pedágio automático. Inclusive, alguns bancos contam com parcerias, oferecendo benefícios do tipo em cartões de crédito. Vale pesquisar o que disponibiliza mais vantagens para você antes de contratar.

Quanto à cobrança, geralmente ela é feita de forma automática ou avulsa. Também existem planos pré-pagos, nos quais você recarrega seu saldo com cartão de crédito ou débito para usar nos pedágios.

Além disso, é importante saber que, na contratação, o adesivo implementado no carro só vale para o veículo determinado. Ou seja, mediante a troca é preciso atualizar a situação com a empresa e receber um novo.

Instale o dispositivo

A cobrança automática de pedágio funciona por meio desse adesivo, que é instalado do lado de dentro do para-brisa. Nele, há a identificação do carro, que, por meio de radiofrequência, será lida pelo pedágio. Ao confirmar os dados na base do sistema automático, a cancela é liberada e o veículo pode passar.

Sendo assim, a instalação dessa tag com o dispositivo é muito importante. Afinal, ela deve ser feita na posição correta. Deixe-a desimpedida para que ocorra a leitura.

Use em diferentes lugares

Mais do que apenas usar na estrada, alguns planos de cobrança automática de pedágio oferecem outros benefícios por meio de parcerias. Por exemplo, diárias de estacionamentos, comida em drive-thru e até abastecimento em postos de combustíveis podem ser pagos pelo sistema, descontando do saldo disponível.

Leia também:  O que diz a legislação a respeito do farol ligado durante o dia?

Com isso, há muito mais agilidade durante o dia a dia ou viagem. Nesse último caso, basta verificar onde o serviço é aceito e usar, sem gastar tempo procurando um posto de combustível ou outros serviços em uma cidade desconhecida.

Quais as vantagens da cobrança automática de pedágio?

Agora que você sabe como funciona a cobrança automática de pedágio, confira por que vale a pena aderir a ela!

Conforto

Uma das melhores vantagens da cobrança automática está exatamente no conforto que se tem em toda a viagem.

Na parte prática, você evita ficar parado com o carro na fila e ter que arrumar dinheiro trocado. Já em relação ao planejamento da viagem, assinando um plano conveniente para você, é possível ter um maior controle sobre os gastos, já que você sabe qual valor exato vai pagar.

Ganho de tempo

Usar o pedágio automático traz um benefício muito importante nos dias de hoje, que é o ganho de tempo. Afinal, mesmo em uma viagem de férias, ninguém quer ficar em longas filas para pagar o pedágio. Assim, ele garante que você passe pela cancela na hora e economize minutos de viagem.

cobrança automática de pedágio

Eficiência

O sistema de cobrança automática de pedágio é desenvolvido com alta tecnologia. Dessa forma, usando corretamente a tag, você garante a eficiência de todo o processo, sem correr risco de ficar parado na cancela.

Além disso, esses sistemas podem ser usados por meio de aplicativos, o que garante a facilidade de uso a qualquer momento. Assim, você pode acessar rapidamente o seu saldo ou mesmo completá-lo em uma recarga na hora.

Redução de custos

Na hora de viajar, sempre tentamos reduzir os custos, certo? Nesse caso, a cobrança automática de pedágio também é uma aliada. Isso porque, além do controle que se tem com os valores, também é possível reduzir outras despesas.

Por exemplo, quando você pode passar direto com o carro, até economiza combustível, o que não acontece quando precisa parar e andar várias vezes em uma fila.

Leia também:  4 formas de evitar desgastes físicos ao dirigir um carro

Além disso, uma vantagem quase imperceptível é que essa prática também ajuda a preservar o carro, pois evita desgaste das peças a cada parada. Parece pouco, mas para quem viaja com frequência, seja no dia a dia ou por longos trajetos nas férias, pode valer a pena.

Outro ponto interessante é que os programas de parcerias podem oferecer descontos e serviços exclusivos para quem adere à cobrança automática de pedágio. Assim, o investimento acaba valendo a pena em outros tipos de serviços, que podem sair mais baratos e compensar o pacote todo.

Como escolher a melhor cobrança automática de pedágio?

No Brasil, várias empresas prestam o serviço de cobrança de pedágios. Por isso, é importante seguir algumas dicas para escolher a melhor. Confira a seguir!

Determine a sua necessidade

Para saber se vale a pena contratar a cobrança automática, você deve primeiro conhecer suas necessidades. Se você passa por pedágios com frequência, com certeza ela pode ser bastante útil. Já para quem usa esporadicamente o serviço, pode considerar um plano menos completo.

Compare planos e empresas

As diferentes empresas vão oferecer benefícios variados para você se tornar cliente. Sendo assim, depois de determinar a sua necessidade e o tipo de serviço que você valoriza, vale comparar as prestadoras que atendem a esses requisitos, considerando qualidade e preço, para saber qual é a melhor.

Pesquise parcerias

Se você tem um cartão de crédito, conta em banco ou outro tipo de serviço que pode oferecer a cobrança automática, mesmo que por meio de parceiros, precisa considerar essa opção. Afinal, ao usá-la com uma empresa com a qual você já tem um relacionamento, as vantagens e os descontos podem ser maiores.

Quem viaja se preocupa bastante com os valores dos pedágios que vai encontrar pelo caminho. Por sorte, hoje podemos contar com a cobrança automática de pedágio, que facilita não só a vida de quem pega a estrada, mas também o dia a dia. Com os mais variados tipos de planos e benefícios, esse sistema garante a praticidade que você precisa para seguir viagem sem ficar em filas e apenas aproveitar o trajeto.

Leia também:  Conheça as 4 melhores praias de São Paulo

Falando em liberdade de ir e vir, quer contar com vários benefícios contratando o carro ideal, sem se preocupar com nada a não ser abastecer? Conheça o Livre, o seu carro por assinatura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: