Created with Snap
Carro por assinatura vale a pena? Saiba agora! - Blog Unidas Alguel de Carros

Carro por assinatura vale a pena? Saiba agora!

No início dos anos 1990, surgiram vários modelos de carro mais acessíveis, que logo foram chamados “populares”, porque não tinham acessórios e incluíam apenas o básico exigido por lei. Era uma opção para quem queria o seu primeiro carro. Porém, de lá para cá, muitos hábitos do consumidor mudaram, e a tendência é que isso continue. Nesse processo, surgem alternativas, e, por isso, é importante saber se o carro por assinatura vale a pena.

No post a seguir, descubra como os hábitos atuais fazem os consumidores repensarem suas escolhas sobre carro. Além disso, saiba quais são as vantagens do carro por assinatura e por que ele é uma solução para o futuro. Boa leitura!

Afinal, carro por assinatura vale a pena?

Há 30 anos, as exigências sobre carro eram bastante diferentes do que são hoje. Basicamente, muitos consumidores se preocupavam com o preço que poderiam pagar e sabiam que, quanto mais coisas o carro tinha, mais caro seria. Isso fez com que carros populares, basicamente sem nada extra, fizessem sucesso. Mas hoje tudo é diferente. 

Para começar, o conceito de carro popular está desaparecendo. De um lado, clientes estão mais exigentes, e mesmo quem compra seu primeiro carro procura por itens que encarecem os modelos, como ar-condicionado e airbags. Por outro lado, as montadoras não têm visto vantagem em manter esse tipo de produção mais básica. Além disso, hoje os carros precisam atender a requisitos de sustentabilidade, como menos emissão de gases poluentes, o que também altera o seu preço.

Uma nova geração

Outro ponto fundamental para compreender porque o carro por assinatura vale a pena é considerar o perfil da nova geração de motoristas. Conhecida como geração Z, nascida de 1996 a 2010, esses jovens têm hábitos completamente diferentes. Tendo crescido com tecnologia, adquirir um carro não representa mais uma necessidade, se não houver razões específicas para isso.

Esse comportamento se dá, principalmente, porque, há alguns anos, a tecnologia permitiu que se criassem serviços diferenciados, como o uso de aplicativos para transporte. Além disso, essas pessoas são mais propensas a usar transporte público, ecológico ou compartilhar veículos. Mas e a liberdade de ir e vir, com a independência que essa geração tanto preza? Para isso, o carro por assinatura aparece como a melhor solução.

Leia também:  Será que carro de luxo por assinatura vale a pena? Veja aqui!

carro por assinatura vale a pena

Quais são as vantagens do carro por assinatura?

A dificuldade de arcar com custos de comprar e manter um carro, além do interesse em buscar soluções diferentes que atendam à necessidade de transporte, não é exclusividade da geração Z. Afinal, pessoas de gerações anteriores também têm as mesmas necessidades de locomoção. Para o futuro, a tendência é que isso se mantenha. Sendo assim, o carro por assinatura vale a pena e traz diversas vantagens, como você pode ver a seguir!

Sem burocracia

Quando você compra um carro, geralmente, é preciso dar um valor de entrada, cumprir condições de financiamento, se for o caso, além de arcar com vistorias e toda a burocracia de documentação, inclusive, se for um seminovo. Para quem não tem tempo a perder e não quer ter que lidar com esses processos, o carro por assinatura é a solução porque elimina tudo isso. Ou seja, basta escolher o modelo e as condições do contrato, ser aprovado pela empresa e receber o veículo para uso.

Novo consumo

Já reparou em quantas coisas assinamos no dia a dia? Serviços de streaming de vídeo, banca on-line, clube do vinho… tudo porque as pessoas têm acesso a vários produtos, dos quais podem usufruir pelo tempo que quiserem, sem a necessidade de aquisição.  Com o carro por assinatura é a mesma coisa. Você escolhe o veículo, estabelece por quanto tempo deseja usá-lo e, ao final, pode devolvê-lo e optar por outro.

Possibilidade de servir de teste

Para os novos motoristas, comprar um carro novo pode ser um desafio. Afinal, além do preço, existe o desafio de não ter a experiência para dirigir, o que aumenta os riscos de batidas e, por isso, acaba resultando em um seguro mais caro. No caso da assinatura, não é necessário se preocupar. É possível contar com o carro por assinatura por alguns meses, com seguro já incluso, e desenvolver suas habilidades.

Tudo incluso

Como você viu, um carro popular já não é o objetivo dos consumidores. Mas adquirir um modelo dos sonhos também não sai barato. Nesse processo, é preciso arcar com um seguro correspondente, IPVA todo começo de ano, além das revisões obrigatórias. Já no carro por assinatura, tudo isso está incluso para que você não se preocupe com nenhum desses fatores, sabendo exatamente que eles estão contando já no preço da mensalidade.

Leia também:  Entenda a diferença entre assinatura de veículos e aluguel

Sem revenda

Geralmente, é comum revender carros para que eles não fiquem tão desvalorizados. Entretanto, isso é um processo que dá trabalho e pode travar a aquisição do novo veículo. Além disso, a cada mês, a tendência é que ele desvalorize ainda mais. Por sua vez, no carro por assinatura, uma das melhores vantagens é que você não precisa se preocupar com esse processo. Afinal, pode ter um carro novo a cada final de contrato.

Independência

A independência ainda é um grande motivo para que alguém decida ter um carro. Mas no caso da assinatura, ela é ainda maior. Isso porque, além de ter a vantagem de andar com o veículo para onde quiser, na hora em que precisar sair, você também tem independência nas escolhas. Por exemplo, pela mesma faixa de preço, você pode contar com um SUV ou um veículo de luxo. Também pode personalizá-lo do jeito que quiser. No final do contrato, se quiser mudar algo, basta devolver o carro e assinar um diferente.

Os tempos mudam e o que antes era valorizado já não é mais. Isso aconteceu com os carros populares e, hoje, a tendência é que a pessoa repense várias vezes antes de querer adquirir um veículo dos sonhos, que será mais caro para comprar e manter. Para essa situação, o carro por assinatura vale a pena exatamente porque oferece liberdade de escolha para você usufruir de diferentes modelos, no prazo que quiser e sem se preocupar com a burocracia.

Gostou do carro por assinatura? Acesse o site do Livre e veja todas as possibilidades para personalizar o seu contrato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: