Created with Snap
Carro automático: como dirigir corretamente? Confira! - Blog Unidas Alguel de Carros

Carro automático: como dirigir corretamente? Confira!

Nos últimos anos, no Brasil e no mundo, a produção de carros automáticos aumentou muito. Segundo algumas estimativas realizas por consultorias nessa área, desde 2019, o volume de vendas de veículos com câmbio automático passou o número de veículos com câmbio manual. Portanto, se você pensa em comprar um automóvel, é muito importante saber como dirigir um carro automático.

Dessa forma, é interessante que não só aqueles que estão aprendendo a dirigir atualmente, mas também as pessoas que estão acostumadas a dirigir veículos com o câmbio manual, possam se adaptar a essa nova realidade. Para isso, produzimos este conteúdo, a fim de que você entenda como dirigir um carro automático. Confira!

O que é o carro automático?

O carro automático é o tipo de veículo que foi idealizado sem a necessidade de você realizar a troca de marchas utilizando a embreagem. Dessa forma, a principal diferença entre ele e veículos que possuem o câmbio manual está nos pedais do automóvel.

Para veículos automáticos, existem dois pedais, o de freio e o de aceleração. Já para automóveis manuais, existem três, o de freio, o de aceleração e o da embreagem, necessário quando você vai trocar de marcha ou para colocar o veículo em movimento.

O que é o carro automático?

Além de serem mais confortáveis e mais simples de dirigir, os carros automáticos permitem um descanso tanto em relação à troca de marchas no câmbio quanto no que se refere às pernas do motorista, já que agora ele utilizará apenas dois pedais, dando mais acessibilidade para aqueles que possuem algum tipo de problema físico.

Esses detalhes proporcionam um grande ganho no conforto e diminuem a possibilidade de acidentes, já que você não precisa se preocupar mais em trocar a marcha quando estiver com o automóvel em movimento.

Como funciona?

Para aprender a dirigir um carro automático, o primeiro passo é entender o que significam as letras que estão contidas no câmbio do veículo. Abaixo, vamos explicar cada uma delas, confira:

  • P: essa é a posição em que o veículo deve estar quando estacionado, totalmente parado. Em grande parte dos veículos automáticos, o automóvel só pode ser ligado e só consegue ser desligado se você colocar o câmbio nessa posição em específico;
  • N: é o tradicional “ponto morto”, podendo ser utilizado em momentos em que o veículo está parado, mas não vai haver a necessidade de estacioná-lo, e logo ele estará em movimento novamente, como em um sinal de trânsito ou no momento de desembarque de algum passageiro;
  • R: é o câmbio que você deve utilizar quando quer dar uma ré no veículo, permitindo que o carro vá para trás;
  • D: deve ser utilizado quando o automóvel estiver pronto para se locomover ou já estiver em locomoção, Uma vez que o veículo esteja pronto para se mover para a frente, basta mantê-lo nessa posição, independentemente da velocidade em que você estiver, pois ele realizará a troca de marchas de maneira automática.
Leia também:  Quais as melhores opções de carro para andar na cidade? Confira!

Além dessas quatro posições comentadas anteriormente, existem outras duas que podem ser adicionadas, sendo elas:

  • S: nessa posição de câmbio, o automóvel ganha mais potência. Ela pode ser utilizada no momento em que você estiver fazendo uma viagem longa de carro e for se locomover a altas velocidades por um longo período de tempo ou quando precisar fazer uma ultrapassagem;
  • L: proporciona mais força ao motor em ladeiras, seja para subi-las, seja para descê-las, sendo importante utilizar essa posição quando você está em lugares mais íngremes.

Carro automático: como dirigir?

Agora que você já sabe o significado das letras contidas no câmbio do veículo e quando você deve usar cada posição, abaixo vamos falar sobre como dirigir um carro automático, dando algumas dicas práticas sobre o assunto.

Carro automático: como dirigir corretamente?

Começando, saiba que o ideal é que você só use a perna direita para dirigir o veículo automático, utilizando-a tanto quando quiser frear quanto em momentos em que desejar acelerar o veículo. Além disso:

  1. quando for dirigir o automóvel, antes de dar partida, você deve primeiro pisar no freio;
  2. quando o automóvel ligar, provavelmente ele estará na posição P. Para sair, você deve posicioná-lo na posição D, caso queira andar para frente, ou na posição R, caso queira dar uma ré;
  3. após colocar o câmbio na letra desejada, você deve lentamente tirar o pé do freio. O carro se movimentará lentamente. No momento em que você quiser sair, basta acelerar, de maneira constante. Não é necessário usar muita força para que o veículo comece a andar;
  4. caso precise frear, o ideal é manter a marcha em D e controlar a velocidade com o freio, pisando apenas nesse pedal até que o automóvel esteja numa velocidade mais baixa ou pare;
  5. para estacionar, você deve selecionar o P quando o carro estiver parado e depois puxar o freio de mão. Vale ressaltar que, ao estar estacionado com o veículo ligado, o ideal é que você fique sempre com o pé no freio.

Por fim, principalmente no início, quando você estiver aprendendo a dirigir um veículo automático, mesmo que já saiba dirigir um carro manual, o melhor é levar em consideração os princípios básicos da direção defensiva ainda mais a sério.

Leia também:  Os melhores carros para assinar: confira 5 opções incríveis!

As principais vantagens de um carro automático são o conforto, a comodidade e a acessibilidade para pessoas que possuem problemas físicos. Em relação às desvantagens, ele pode consumir mais combustível que os veículos manuais, e o custo de reparo do câmbio automático, caso ocorra algum problema na peça, é mais alto que o do câmbio manual. Além disso, esse tipo de câmbio também traz ao veículo um preço um pouco mais elevado.

Atualmente, mesmo com serviços do Uber, 99, outros aplicativos de mobilidade urbana e as mais variadas formas de locomoção, aprender a dirigir um carro automático e também um automóvel manual é bastante necessário, pois, em momentos de urgência, pode ser que só você esteja apto a fazer isso.

Se você gostou deste post que explica como dirigir um carro automático, aproveite para acompanhar nossas publicações nas redes sociais. Para isso, basta nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram ou LinkedIn.

Um comentário em "Carro automático: como dirigir corretamente? Confira!"

  1. Nilce Maria Simonetti disse:

    Informacao otima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: