Created with Snap
Entenda a diferença entre assinatura de veículos e aluguel - Blog Unidas Alguel de Carros

Entenda a diferença entre assinatura de veículos e aluguel

A assinatura de veículos é uma modalidade de contrato de carro que vem sendo bastante aceita nos últimos anos. Isso porque se mostra como uma alternativa para quem não cuidar de toda a burocracia de comprar um carro novo. No entanto, essa modalidade ainda gera algumas confusões que levam ao seguinte questionamento: qual a diferença entre assinatura e aluguel de veículos?

Por mais que as duas modalidades apresentem algumas semelhanças, existem peculiaridades que distinguem uma da outra. Se você quer saber a diferença entre assinatura de veículos e aluguel de carros, continue a leitura. É sobre isso que falaremos neste artigo.

O que é assinatura de veículos

A assinatura de veículos funciona como o já conhecido modelo de streaming, com o qual muitas pessoas já estão acostumadas. É uma alternativa bastante viável para quem não pode ter um carro próprio ou não deseja fazer essa aquisição.

Portanto, a assinatura de veículo acontece quando um condutor procura uma empresa ou locadora especializada. Essas locadoras oferecem planos ou pacotes de assinaturas que compreendem um conjunto de especificações: período de assinatura, modelo e categoria de veículo, plano de quilometragem e benefícios diversos de acordo com cada locadora.

Portanto, quem se decide pela assinatura de veículos conta com um carro novo, na maioria dos casos 0 km, para utilizar por um período maior que 12 meses, com quilometragem mensal preestabelecida, modelo e categoria combinados em contrato.

São muitos os benefícios que estão levando os consumidores a aderirem ao modelo de assinatura de veículos. Afinal, muitas burocracias que envolvem a aquisição e a manutenção do carro não são mais de responsabilidade do condutor.

Diferença entre assinatura e aluguel de veículos

Como é possível observar, a assinatura de veículos tem características que remetem ao tradicional modelo de aluguel de carros. Contudo, existem diferenças entre as duas modalidades, bem como vantagens e desvantagens em cada uma delas. Veja a seguir!

Como funciona a assinatura de veículos

A assinatura de veículos funciona como um contrato anual em que o pagamento é feito por meio de uma mensalidade acordada previamente. Portanto, o condutor contará com um carro 0 km por um período estabelecido. O período de contrato da assinatura de veículo pode ser de 12 a 48 meses, com possibilidade de renovação.

Leia também:  Quais são as vantagens de assinar carro híbrido? Entenda!

No momento de fazer a assinatura, o consumidor deverá definir a categoria do veículo, como econômico, executivo e SUV, entre outras. Com o período de assinatura estabelecido e a categoria do veículo estipulada, é preciso definir um plano de quilometragem.

Ou seja, o condutor tem uma quilometragem fixa, que usualmente varia entre 1.000 e 3.000 km. No entanto, caso o limite de quilometragem seja alcançado antes do fim do mês, o condutor pode continuar utilizando o veículo normalmente. O plano de quilometragem mensal é cumulativo e só é verificado ao final do contrato, possibilitando a compensação entre os meses.

Quais as vantagens da assinatura de veículos

O modelo de assinatura de veículos, no qual o condutor conta com um carro 0 km por um período anual e um pacote de km mensal, oferece vantagens que vêm fazendo com que muitas pessoas deem preferência a ele, em vez de buscar por recursos para adquirir um veículo próprio. Veja algumas dessas vantagens abaixo!

Menos taxas

Ao optar por um carro por assinatura, o condutor deixa de lado as obrigações que envolvem a posse de um veículo. Obrigações administrativas, fiscais e operacionais passam a ser administrada pela locadora do veículo. Dessa maneira, há mais vantagens econômicas e burocráticas.

Mais praticidade

Além de escolher o modelo e a categoria que serão usados no período anual, o condutor ainda pode fazer a troca do veículo por um modelo mais novo ao fim do contrato. Isso confere mais praticidade por oferecer a possibilidade de troca do veículo sem precisar se preocupar com a depreciação do automóvel ou com as burocracias para compra e venda do carro.

Valores mais competitivos

Os valores praticados pela assinatura de veículos tendem a ser mais baixos do que as mensalidades ou empréstimos que a compra de um veículo pode requerer. Portanto, dependendo do período contratado e da categoria escolhida, a economia pode ser bem vantajosa.

Como funciona o aluguel de veículos

O aluguel de carros, modelo mais tradicional e conhecido do público, funciona de maneira semelhante ao apresentado na assinatura de veículos. Contudo, o período de aluguel geralmente não é tão longo como o da assinatura.

Leia também:  Será que carro de luxo por assinatura vale a pena? Veja aqui!

Em algumas locadoras, é possível fazer aluguel prolongado, mas as condições mais vantajosas compreendem um período semanal ou quinzenal. Além disso, o valor pago não é cobrado mensalmente, mas sim pelo período total estabelecido em contrato, que compreende o número total de diárias do aluguel.

Com o aluguel de carros, o condutor também escolhe entre as diferentes categorias de veículo, como econômico, SUV e sedan. Também é estabelecido um plano de quilometragem, que pode ser por meio de quilometragem definida ou quilometragem livre. Cada opção compreende uma necessidade diferente do condutor.

Quais as vantagens do aluguel de carro

A modalidade de aluguel de veículos também apresenta diferentes vantagens, e muitas vezes pode ser a ideal para um condutor. O que determinará qual das opções é mais indicada é a necessidade atual de cada cliente. Veja a seguir algumas das vantagens do aluguel de carro.

Economia

O aluguel de veículo pode ser mais vantajoso financeiramente do que optar pela compra de um veículo. Ao locar um carro, o condutor não tem que arcar com despesas de manutenção, burocráticas e fiscais. Com isso, a economia financeira pode ser bastante vantajosa. Quanto maior for o período de aluguel, bem como a antecedência de solicitação do serviço, menores serão os valores cobrados.

Liberdade de deslocamento

Essa modalidade é bastante indicada quando a necessidade de uso é esporádica e feita por um período não muito longo. Portanto, para quem deseja viajar ou precisa garantir um deslocamento por um determinado período, essa é uma boa opção.

Flexibilidade na devolução

As locadoras líderes de mercado costumam contar com diversas unidades espalhadas pelo país. Localizadas em pontos estratégicos, como rodoviárias e aeroportos, elas possibilitam que um veículo seja devolvido para a locadora em qualquer um de seus pontos físicos.

A diferença entre assinatura de veículos e aluguel de veículos abrange muitas situações que serão adequadas a vários tipos de condutores. Contudo, como principais distinções podemos citar o período longo de contrato e o modelo de pagamento mensal.

Leia também:  Os melhores carros para assinar: confira 5 opções incríveis!

Portanto, para se decidir entre cada modelo, é preciso tomar como base as necessidades e características de cada pessoa. As vantagens de cada um desses formatos devem ser consideradas para garantir a sua satisfação, no fim das contas.

Quer ter acesso a mais conteúdos relevantes como este? Então assine a nossa newsletter e receba mais informações diretamente na sua caixa de entrada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: