Created with Snap
4 dicas de investimento para alcançar a independência financeira - Blog Unidas Alguel de Carros

4 dicas de investimento para alcançar a independência financeira

Um dos maiores sonhos e objetivos de todas as pessoas é ser livre. Essa nem sempre é uma tarefa fácil, por isso é necessário pensar em estratégias e lidar com a vida de maneira madura para alcançar essa meta. São diversos os significados que podemos dar para a liberdade, contudo, é fato que ela passa pela independência financeira.

Não é possível ser verdadeiramente livre sendo dependente financeiramente. Por isso, preparamos este texto – nele daremos dicas de investimento para você poder viver a sua vida da maneira que preferir, sem precisar se preocupar com dinheiro. Acompanhe a leitura!

O que é a independência financeira?

Antes de mais nada, é importante compreender corretamente o que é independência financeira. Muitas pessoas pensam que são independentes porque saíram da casa dos pais e conseguem pagar suas próprias contas. Contudo, somente isso não resume uma vida financeira totalmente independente. Quando falamos desse conceito na área de finanças, ele vai muito além.

Independência financeira de verdade

A verdadeira independência financeira ocorre quando determinada pessoa tem renda suficiente para manter seu padrão de vida por tempo indeterminado e sem depender de nada nem ninguém para isso. Em outras palavras, significa poder viver da maneira que desejar, sem precisar se preocupar com dinheiro, podendo, até mesmo, parar de trabalhar.

Isso não significa que, necessariamente, você precise parar de trabalhar para ser economicamente independente. Contudo, quando seu padrão de vida está atrelado ao seu salário ou a trabalhos autônomos que precisa realizar, isso não é independência. Se você precisa trabalhar para pagar suas contas, você não é independente.

Como se tornar independente?

Como você percebeu, a independência financeira de verdade é muito mais complexa e profunda do que apenas sair de casa e pagar suas próprias contas com o dinheiro do trabalho. Significa não depender do dinheiro do trabalho e poder viver a vida que bem desejar.

Em um primeiro momento, isso pode parecer impossível. É comum ouvirmos histórias de pessoas que trabalharam a vida inteira, deixando de se preocupar com isso apenas na aposentadoria. Contudo, essa não precisa ser a sua realidade. Seguindo algumas de nossas dicas de investimento, tendo planejamento, disciplina e foco, é possível alcançar uma independência real e viver realmente livre.

Leia também:  Carro automático: como dirigir corretamente? Confira!

dicas de investimento

As 4 principais dicas de investimento

Alcançar uma vida tranquila e livre não é nada que aconteça rapidamente. Isso exige conhecimento, principalmente a respeito de investimentos financeiros, e planejamento. Embora pareça complexo e difícil de entender, a realidade é que saber investir é muito mais simples do que parece. A seguir, listamos algumas das principais formas de investir seu dinheiro para alcançar a liberdade financeira. Acompanhe!

1. Fuja da poupança!

A poupança é o lugar onde a maior parte das pessoas está acostumada a deixar suas economias. Embora seja um local seguro, alocar seus recursos na poupança não é uma boa ideia. Por conta da maneira como ela funciona, o dinheiro deixado lá muitas vezes rende abaixo da inflação. Isso significa que, na prática, quem utiliza a poupança acaba perdendo dinheiro. Tanto é assim que a maior parte dos especialistas não a considera como um investimento.

2. Aplique no Tesouro Direto

Uma opção interessante para poupar suas economias e conseguir rendimentos reais é o Tesouro Direto. De maneira geral, podemos dizer que ele funciona como se você emprestasse dinheiro ao Estado, que fica obrigado a devolver esse valor somado a juros em determinado prazo. É um investimento tão seguro quanto a poupança, mas que tem um rendimento real.

Em geral, existem três modalidades de Tesouro. São elas:

  • Selic: o Tesouro Selic tem sua rentabilidade pautada na taxa básica de juros, a Selic. Com liquidez diária, essa é uma excelente opção para a reserva de emergência, pois o valor alocado tende a render acima de inflação e o resgate pode ser realizado a qualquer momento;
  • IPCA: o Tesouro IPCA tem uma rentabilidade híbrida, rendendo com base em uma taxa fixa somada ao desempenho do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA). É uma boa opção para quem deseja acumular patrimônio, desde que leve o investimento até seu vencimento;
  • Prefixado: o Tesouro Prefixado oferece títulos com diferentes prazos de rendimento, mas com uma taxa de juros fixada previamente. A vantagem é que o investidor poderá calcular com exatidão o retorno que terá no vencimento.
Leia também:  Quais as melhores opções de carro para andar na cidade? Confira!

3. Conheça as letras de crédito

Outro investimento interessante são as letras de crédito. Por meio delas, o investidor fornece recursos para uma instituição financeira (geralmente bancos) que utilizará esses valores para investir em uma área específica da economia, ficando obrigada a devolver o valor investido acrescido de juros dentro de um prazo preestabelecido.

Uma vantagem das letras de crédito é que elas são isentas de Imposto de Renda e apresentam a previsibilidade de retorno. Existem duas letras de crédito principais no mercado, as Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) e as Letras de Crédito Imobiliário (LCI). No caso da LCA, o valor investido será destinado a recursos do agronegócio, enquanto a LCI será destinada ao mercado imobiliário.

4. Considere aplicar parte do dinheiro em renda variável

As duas dicas anteriores dizem respeito a investimentos de renda fixa, ou seja, que apresentam uma rentabilidade garantida, sem oscilação, o que fornece segurança ao investidor. Por outro lado, também existe o mercado de renda variável que, apesar de ter mais riscos, também apresenta melhores condições de rendimento.

A principal forma de investir em renda variável é comprando ações na Bolsa de Valores. Basicamente, o investidor adquire uma parcela das empresas que são negociadas na bolsa e conta com a possibilidade de lucrar quando a companhia cresce e se valoriza. Esse é um mercado para pessoas mais experientes, contudo, para quem quer alcançar a liberdade financeira, é importante ir aos poucos entrando em contato com essa realidade para conseguir bons rendimentos.

A independência é possível, mas para alcançá-la, é necessário investir em educação financeira para saber a melhor forma de lidar com as economias. Além de considerar nossas dicas de investimento, lembre-se de que é mais importante manter o hábito de investir frequentemente do que fazer grandes aportes esporadicamente. Procure organizar suas economias e seguir nossas dicas para, pouco a pouco, conquistar sua verdadeira liberdade!

Lembramos que as dicas e observações feitas neste artigo são apenas para sua reflexão e definitivamente indicamos que você estude e se informe antes de tomar qualquer atitude em relação aos investimentos. Afinal de contas, ser livre também significa ser responsável e pensar no futuro!

Leia também:  Como ter mais qualidade de vida? Confira 7 dicas

Gostou deste artigo? Quer ter acesso a mais dicas para ser cada vez mais Livre? Então, siga a gente nas redes sociais – estamos no Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: